Categorias
Notícias

PNEs, estudantes do IFB, trabalham no 2º Salão de Negócios da Acessibilidade

Estudantes deficientes visuais do Campus Taguatinga Centro estão participando, nesta semana, do 2º Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social que ocorre até quinta-feira, 05 de dezembro, no Pavilhão de Exposições no Parque da Cidade.

Estudante do IFB atende visitantes no 2º Salão da Acessibilidade.Estudante do IFB atende visitantes no 2º Salão da Acessibilidade.

A estudante Fernanda Martins, que além do curso de Inglês para Cegos doCampus Taguatinga Centro também faz o Curso Técnico em Eventos no CampusBrasília, diz que está trabalhando como monitora no 2º Salão de Negócios da Acessibilidade. O trabalho da estudante consiste em receber os visitantes e explicar a eles como se cadastrar em um sistema nacional de trabalhadores que sejam Pessoas com Necessidades Específicas (PNE).

O texto usado por Fernanda está escrito em braille e ela conta que muitas pessoas já passaram pelo estande do Instituto Federal de Brasília (IFB). Todos esses visitantes foram orientados por ela, que pode vir a trabalhar nessa área durante a Copa de 2014,  mas recebendo e orientando os visitantes em Inglês, que já está sendo estudado no IFB.

Vagas para PNE
A coordenadora do Núcleo de Assistência às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFB, Girlane Florindo, que também participa do evento, lembra que o Instituto Federal de Brasília tem vagas reservadas para os PNE’s em seus cursos.

O Instituto está em busca desses estudantes, tanto para atender à necessidade de capacitação que eles têm, como para ampliar a diversidade na Instituição e prepará-la para atender a grupos diferentes. Sobre o trabalho dos estudantes no evento ela diz que isso serve até para quebrar o mito de que PNE’s podem não ser produtivos.

 

Fonte: Instituto Federal de Brasilia