Categorias
Notícias

Senai participa do 2º Salão de Negócios de Acessibilidade

Sex, 07 de Dezembro de 2012 00:00

BannerAcessibilidadeOntem (5) foi encerrado o 2º Salão de Negócios de Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social, que teve início nesta segunda-feira (3), no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade. O evento – com objetivo de apresentar produtos e serviços de acessibilidade, reabilitação e inclusão social – contou com a participação de diversas entidades, entre elas o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

“Nosso maior objetivo foi apresentar cursos da área da construção civil, já que o Sinduscon-DF está captando pessoas com necessidades especiais para ingressar neste segmento”, destacou a coordenadora da participação do Senai no evento e técnica em educação da Diretoria de Tecnologia e Formação Profissional (Ditec), Ana Luzia Duarte.

Dos 83 estantes que possuíam serviços e produtos criados para facilitar a vida das pessoas com deficiência, o Senai ocupou dois. No primeiro, onde ocorreu a oficina Revestimento Cerâmico, as pessoas tiveram a oportunidade de participar de uma mine aula com o instrutor Jecivaldo Oliveira, o qual foi campeão mundial em 2011 na modalidade da Olimpíada Word Skills, em Londres. “Estamos apresentando às pessoas quais cursos elas podem realizar na construção civil e demostrando na prática como é o trabalho em Revestimento Cerâmico”, explicou o instrutor.

No segundo estande do Senai, foi promovida a oficina Digitavox. Lá, foi montado um laboratório de informática para apresentar o Digitavox, um programa criado para que pessoas com deficiência visual aprendam a manusear um teclado e usar o computador. “No momento em que se pressiona uma tecla, o programa gratuito emite um áudio explicando sua funcionalidade, letra ou número”, esclarece o instrutor de Tecnologia da Informação, Aroldo Paulino. Segundo ele, vários professores do Senai já receberam o curso sobre o software para lidar com deficientes visuais.

Segundo a técnica em educação, a unidade Senai Taguatinga e Senai Gama possuem estrutura com adaptações para receber pessoas com necessidades especiais. “Nessas escolas temos elevadores, rampas e outros recursos que facilitam a mobilidades em seus diversos espaços”, finaliza.

Fonte: Senai